Avaliação


Reflexão final sobre a minha participação no MOOC


Considerando que sou apenas um interessado pelas questões da Inclusão e não sou professor nem tenho uma atividade relacionada com pessoas com necessidades especiais, creio que acabou por ser interessante acompanhar este curso até ao seu final. Penso que foi importante terem dado a conhecer o guião do curso logo no momento da inscrição.

Tal como outros participantes esta foi a minha primeira experiência de curso online e de MOOC.

O nível da participação, as reflexões e comentários tiveram grande qualidade, o que constituiu uma bela partilha e deixo o meu agradecimento aos pares neste curso pelo nível de intervenção.

Fazendo uma retrospetiva ao início do curso, comecei logo por experimentar uma ferramenta de áudio para fazer a minha apresentação – audioboo. Muitos participantes se apresentaram através de diferentes ferramentas e alguns de forma muito criativa.

Passando em revista os módulos, julgo que todos os temas abordados foram pertinentes, começando por:

(i) políticas e estratégias para a inclusão dos alunos com incapacidade no sistema público de ensino – a minha reflexão neste módulo e o meu comentário foi dirigido ao problema do bullying, para o qual sou particularmente sensível; depois, li alguns artigos sobre a história da deficiência e optei por experimentar uma linha de tempo e pela primeira vez o programa Capzles;

(ii) o módulo seguinte abordou as acessibilidades Web e as tecnologias de apoio e aqui fiquei com um panorama muito global das questões que se colocam quanto às diretrizes que se devem seguir para garantir o acesso à Web e para que não existam barreiras à informação por parte de algumas pessoas com incapacidade; fiquei também com uma ideia da enorme diversidade de tecnologias de apoio, quer dispositivos de acesso ao computador quer software, e aqui experimentei o VOKI, uma ferramenta que cria avatares com sintetizador de fala; assim, utilizei o VOKI para comunicar o comentário que havia feito sobre as vantagens dos sintetizadores de fala, para pessoas que não conseguem comunicar;

(iii) o módulo III abordou o desenho universal de aprendizagem, que foi um quadro de referência totalmente novo para mim; foi pedido para respondermos ao questionário VARK e para comentarmos os resultados, confirmando-se a minha apetência pelo áudio e pela leitura; depois fiz um comentário à minha experiência como aluno e estilo de ensino na época em que frequentei a escola; acabei por fazer uma apresentação sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas (H.Gardner) e fiz uma apresentação em Slidetalk que também tem um sintetizador de fala que lê os slides;

(iv) no último módulo abordaram-se os recursos educativos abertos e abriram-se os horizontes para muitos recursos que existem e podem ser utilizados para fins educativos, e para muitas ferramentas livres que os permitem criar; dado o enfoque no Book Builder e os vários tutoriais que foram disponibilizados, resolvi fazer um livro com as memórias das minhas viagens; passei algumas horas a pesquisar imagens e a compô-las no Photovisi. Tentei dar vida aos assistentes e colocar algumas questões para tornar o recurso mais interativo. A ferramenta é bastante versátil. Nem tudo fica bem à primeira, de modo que não cheguei a rever a configuração dos assistentes com as vozes portuguesas. Esta foi talvez a minha atividade preferida tendo em conta o produto final, o que foi muito motivador e compensador.

Para concluir e como balanço global, penso que foi uma boa experiência, embora confesse ter tido uma mão amiga para me ajudar nalgumas tarefas, nomeadamente na manipulação de tantas ferramentas novas. O material disponibilizado dará para nos entretermos a explorar nos próximos meses. E muito se consegue quando persistimos e não desistimos… Agradeço aos organizadores esta oportunidade de aprender mais umas coisas de forma gratuita e estimulante.

Sem comentários:

Enviar um comentário