Módulo IV

Recursos Educativos Abertos Acessíveis

O quarto módulo tem como finalidade abordar os recursos educativos abertos, a acessibilidade dos documentos e as licenças dos produtos (in MOOC).

Comentário ao tema REA e a alguns recursos

Neste módulo, comecei por explorar alguns recursos e ouvir as intervenções de Sir John Daniel, David Wiley, Stephen Downes, Richard Stallman e Lawrence Lessig, na comunidade MOOC INCTEC no Facebook. Confesso que não estava familiarizado com nenhum deles e foi uma agradável surpresa conhecer as suas visões e posições quanto aos temas abordados.

Na entrevista dada ao canal francês France24, Sir John Daniel é apresentado como responsável pela Commonwealth of Learning e como tendo trabalhado para a UNESCO. Vi o seu site - http://sirjohn.ca/wordpress/ que tem como subtítulo Open and Distance Learning, área a que dedicou a sua vida profissional.

No site, informa que terminou a sua responsabilidade no CoL em 2012 e que terá sido a partir dum estágio que fez na Universidade Aberta do Reino Unido, em princípios dos anos '70, que ele vislumbrou qual seria o futuro do ensino superior. Passou por instituições do ensino superior no Canadá e a colaborador da UNESCO e da CoL. Tem disponíveis várias publicações sobre o ensino superior a distância e inúmeras intervenções públicas internacionais.

Registei algumas considerações nas intervenções que ouvi, nomeadamente, a necessidade de expansão do ensino superior online, a nível mundial, uma vez que as crescentes necessidades de formação de jovens em todo o mundo e a procura por cursos de ensino superior não pode ser satisfeita por campus universitários, pois não será possível construir edifícios para o volume da procura e, portanto, só uma resposta virtual é possível. Sir John Daniel fala também dos inúmeros recursos abertos existentes, passíveis de serem contextualizados localmente, insistindo na qualidade que é necessário manter e desenvolver. Tem uma perspetiva muito confiante neste caminho como forma de democratizar o acesso ao ensino superior.

Ouvi também a TED talk de David Wiley - http://davidwiley.org/ - sobre «Open Education» e gostei da tónica colocada numa visão da educação como PARTILHA, como dádiva altruista. Clarifica os vários conceitos de «open» (OER, open access, open courseware, open source...) e menciona os seus 4Rs, dimensões para explorar os recursos abertos: REUSE, REDISTRIBUTE, REVISE, REMIX.

Ouvi ainda Stephen Downes - http://www.downes.ca/-, num vídeo que serviu de introdução, num dos seus MOOCs, ao tema das licenças dos recursos . É uma visão complementar das anteriores intervenções, na defesa dos recursos abertos e no licenciamento (CC) para reutilização dos recursos na Internet.

Richard Stallman - https://stallman.org/ - fala das 4 liberdades para o software aberto. Ao explorar o seu site achei curioso o apoio ao Partido dos Verdes nos USA (pouco conhecido) e o seu posicionamento «anti-establishment», «anti-corporations», «anti-facebook» e outras redes, que não respeitam a privacidade dos utilizadores.

Por último ainda ouvi uma EdTalk (Harvard Univ) com Lawrence Lessig sobre as licenças Creative Commons, como forma de conceder a outros direitos de reutilização.

Comentário a trabalhos de colegas

Uma das tarefas que nos é pedida neste módulo, é comentar trabalhos de colegas.

Estive a navegar no Blendspace do MOOC para ver alguns dos e-portefólios dos colegas e comecei por ver o de José Fernando Rodrigues que nos habituou a extensos e pertinentes comentários e que tem um e-portefólio muito bem estruturado com todos os seus comentários e trabalhos substantivos - http://fernandorodrigues.weebly.com/.

Vi a sua apresentação no Youtube - https://www.youtube.com/watch?v=aZktdsoD1QE, que está muito bem.

Na página Web da Introdução necessita ainda de colocar algum texto para não ficar com o ar vazio.

No módulo I realizou um trabalho muito completo sobre a História da Deficiência que organizou num website - http://historia-deficiencia-educacao.weebly.com/

No módulo II produziu um vídeo para mostrar o sistema de ampliação que usa e os respetivos dispositivos de controlo - https://www.youtube.com/watch?v=UIxk6MJUYmw. Fiquei a perceber melhor o potencial deste equipamento. penso que este vídeo deve ser divulgado pois não há muita coisa em português sobre as teelupas.
Procurei no Youtube a empresa britânica que refere (Humanware), que tem um canal Youtube com muitos vídeos de demonstração de vários equipamentos para os problemas de visão - https://www.youtube.com/user/HumanWareTechnologie/videos. Há alguns vídeos no Youtube sobre lupas eletrónicas duma empresa brasileira que tem um canal vídeo - https://www.youtube.com/user/Bonavision/videos Nas pesquisas que fiz, encontrei uma empresa portuguesa que também parece comercializar este tipo de produtos - http://electrosertec.pt/esert/index.php.

No módulo III fez um trabalho igualmente interessante - uma webquest para os alunos construirem um e-portefólio - http://zunal.com/webquest.php?w=244988 - que pretende levar a cabo com os seus alunos no próximo ano letivo.

Se eu fosse professor também tentaria investir nestes trabalhos para por em prática com os alunos. Temos tido contacto, neste MOOC, com tantos recursos e ferramentas com potencial para tornar a aprendizagem muito mais atraente para os alunos.

Outro e-portefólio interessante é o de João Pinto que nos brindou logo no início com esta bela apresentação do seu Alentejo - https://www.youtube.com/watch?v=_CEaOcSDU9U.
Na Introdução também necessita de escrever qualquer coisa pois tem a página vazia.
Dos trabalhos que apresentou gostei do seu Piktochart - https://magic.piktochart.com/output/1770382-resumo-das-diretrizes-wcag-20 - com as diretrizes da Web 2.0.

Atividade sobre comemórias de viagens com Book Builder e Photovisi

Decidi fazer uma breve narrativa de viagens que realizei desde a minha juventude. Passei umas horas a fazer montagem de fotos no Photovisi para a ilustrar. Optei pelo Book Builder por ser um editor com acessibilidades, isto é, permitir usar o sintetizador de voz portuguesa (neste caso escolhi a voz Amália), o que poderá ajudar um aluno com dificuldades de leitura ou de visão. A descrição das imagens também as torna mais acessíveis. Usei também a funcionalidade para colocar questões, para o aluno responder. As questões poderiam ser mais elaboradas. Não cheguei a fazer uso do Glossário, mas valerá a pena explorar. Acabei por não usar os assistentes por a leitura do texto português ser feita em inglês e não se perceber nada. Poderia trabalhar mais o texto com ligações para páginas Web, por exemplo. De qualquer modo gostei de experimentar esta ferramenta e cnvido-vos a lerem as minhas memórias...

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