Módulo II

Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio

O segundo módulo tem como finalidade abordar questões um pouco mais técnicas sobre a acessibilidade Web e as tecnologias de apoio à aprendizagem. (in MOOC).

Comentário ao tema da Acessibilidade Web

Começo por fazer um breve comentário sobre as diretrizes de acessibilidade que me parecem importantes, à semelhança das acessibilidades arquitetónicas. Se forem respeitadas, não só irão ao encontro das necessidades das pessoas com deficiência, mas serão facilitadoras para todos nós. Em sociedades envelhecidas como a nossa, todos vamos a caminho de adquirir incapacidades. Neste contexto, uma rampa suave poderá ser mais facilitadora do que subir escadas, quer para quem use cadeira de rodas, quer para um idoso com dificuldade de locomoção. Um ecrã ou documento digital com caratere diminuto será mais difícil de ler do que se tiver a opção de ampliação. Muitos outros exemplos poderiam ser dados.

Com tanta oferta de ferramentas livres é importante que estas também sejam programadas tendo em conta as acessibilidades. Assim, os utilizadores poderão ficar aliviados da preocupação de verificar as acessibilidades daquilo que produzem. O consórcio W3C tem produzido diretrizes para este fim designadas ATAG 2.0 – Authoring Tool Accessibility Guidelines - http://www.w3.org/TR/ATAG20/ .

«This standard provides guidelines for designing web content authoring tools that are both more accessible to authors with disabilities (Part A) and designed to enable, support, and promote the production of more accessible web content by all authors»

 Comentário ao tema das Tecnologias de Apoio

Quanto às tecnologias de apoio, escolhi abordar os sintetizadores de fala que são uma grande invenção para quem se encontra impedido de comunicar ou tem grandes dificuldades em se fazer entender. É conhecido o caso do famoso cientista Stephen Hawking, que sem um sintetizador de fala não conseguiria comunicar, como podemos ver nesta TED Talk de 2008 - http://www.ted.com/talks/stephen_hawking_asks_big_questions_about_the_universe

No site FreewareNEE encontram-se algumas aplicações referenciadas na categoria de sintetizadores de fala e eu estive a experimentar o VOKI que permite criar um Avatar falante. Penso que é uma aplicação que tem uma adesão fácil junto dos mais novos, pois permite-lhes compor uma imagem à sua escolha que poderá falar por si, tendo várias vozes à escolha para várias línguas.

Penso que, para crianças e jovens com deficiência visível que não queiram mostrar-se, o avatar poderá funcionar de forma vantajosa e, no caso, de terem dificuldade em articular a fala, o sintetizador pode falar por elas.

Atividade de criação de Avatar para uso de sintetizador de fala com Voki

Criei o meu Avatar no VOKI e copiei parte do meu comentário para ser lida por esta aplicação online. No site do VOKI encontra-se disponível um conjunto de propostas de atividades para sala de aula - http://www.voki.com/lesson_plans.php - em que esta ferramenta pode ser usada.



Experimentei outro programa - http://characterhosting.com - para criar outro avatar falante, mas a componente livre só disponibiliza vozes inglesas, as vozes noutras línguas (inclusive PT) são pagas. De modo que copiei do website «Webaim» um pequeno texto em inglês. Relativamente ao VOKI, tem a desvantagem (para além das vozes PT não serem livres), o facto de não ter um controlador de som. Por isso, quando se abre a página Web o Avatar começa logo a falar. Tem ainda outra desvantagem pois o texto que consegue ler é bastante limitado.


Sem comentários:

Enviar um comentário