Módulo III

Desenho Universal de Aprendizagem

O terceiro módulo tem como finalidade abordar quadros de referência para o planeamento da aprendizagem, em particular os princípios e estratégias do desenho universal da aprendizagem (in MOOC).

 Comentário ao Questionário VARK

Uma das actividades neste módulo consistia em responder ao questionário VARK (A guide to learning styles)

Os resultados que obtive no questionário VARK dizem que tenho um estilo de aprendizagem multimodal e com as seguintes pontuações:

Visual: 4
Aural: 6
Read/Write: 5
Kinesthetic: 1

há uma incidência numa aquisição via audio e de facto passo o dia todo a ouvir música enquanto leio; a primeira coisa que faço quando me levanto é ligar a minha rádio preferida "Radar" e a ultima quando me deito é desligá-lo O Módulo III é dedicado ao desenho universal de aprendisagem.

Comentário à questão para discussão sobre a forma como fui  ensinado na escola

A propósito da questão que foi levantada para estimular a discussão e fazendo alguma retrospetiva à forma como me ensinaram na escola, estas abordagens pedagógicas centradas no aluno estão muito distantes da realidade que vivi, ou seja, uma realidade centrada no professor.
Na escola primária, a professora tinha os vários anos de escolaridade na mesma sala de aula com pouco uso das «reguadas», errar era sinónimo de «burrice» e os atos de indisciplina também eram penalizados.
No liceu, o reitor era uma figura de autoridade e «autoritária», havia separação de sexos, e só com a mudança deste ambiente altamente repressivo e com a ajuda de explicadora de matemática acabei por fazer o 5º ano do liceu (agora 9º ano de escolaridade) e por concluir o 7º ano.
Claro está que, com a minha idade, o meu percurso na escola decorreu no tempo do fascismo.
Quando em 1976 comecei a frequentar a faculdade de Letras, por contraste com os anos negros do liceu; as aulas decorriam num ambiente relaxante e muito motivador. Predominava a comunicação intensa e sem barreiras.

Comentário ao tema da Teoria das Inteligências Múltiplas

 A minha atividade consiste numa reflexão sobre as teorias e práticas pedagógicas, no decurso da exploração sobre Howard Gardner e da entrevista de Eduard Punset.
Tudo foi novidade para mim, uma vez que não sou professor e estou afastado do meio académico há muito tempo.
Neste momento frequento uma universidade sénior, mas apenas as aulas de línguas e literaturas. A perspectiva do Prof. Howard Gardner tem para mim o efeito do anuncio de uma nova era em que a existencia de multiplos equipamentos, multiplas abordagens e diversas inteligências criam um espaço de saber e entendimento para o aluno muito abrangente, diria mais universal. Na minha geração o livro único e a compartimentação rígida das matérias criavam-nos um problema fatigante que era : o que aprendi sectorialmente não me dava uma visão de conjunto cultural, científica e até do ponto de vista humano.
Isto é um progresso que fica ao alcance de um gesto de um click ou outro acesso a um dispositivo; o que me levou anos, pelo sistema clássico de ensino,a sintetizar a entrosar obtem-se hoje em dia quase diria que automàticamente; grande conquista .

Atividade com Slidetalk sobre conferência de Howard Gardner

Baseado na conferência”Fronteiras do Pensamento” produzi um pequeno Powerpoint que carreguei na ferramenta slidetalk.net, que possui sintetizador de voz para várias línguas e aloja automaticamente no Youtube. O URL da minha actividade encontra-se em: https://www.youtube.com/watch?v=rjfnBy_3r1Y

Sem comentários:

Enviar um comentário